FREIO ELETROHIDRÁULICO

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FREIO ELETROHIDRÁULICO

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O Freio Eletrohidráulico é um equipamento de segurança indispensável para operações que exijam movimentações de cargas, como: pontes e pórticos rolantes, guinchos hilo, groas, elevadores de carga e etc.

 

O princípio de funcionamento do freio é o oposto ao da operação, uma vez que, quando a operação estiver ocorrendo, ele deve liberar a polia para que a movimentação possa ocorrer. Portanto sempre que o freio estiver alimentado, a polia será liberada do sistema de frenagem permitindo a operação ocorrer e na falta de energia a polia será travada pelo sistema de frenagem a fim de se garantir a segurança nas movimentações.

 

A F.Mecal dispõe de vários modelos de freios e sua seleção é realizada através do momento torsor (Mt), que ele pode exercer sobre o sistema em que será aplicado. Como na grande maioria dos casos estamos referindo-nos a freio de ação (pois paralisam os eixos das máquinas ou sistemas em um curto espaço de tempo), o momento torsor deverá ser sempre maior que o momento acelerador do sistema.

 

Tomando-se a potência (P) do motor em Kw, a rotação (n) do eixo em RPM e adotando-se um coeficiente de segurança (Cs), que pode ser de 1,10 a 1,50 par sistemas de translação e de 1,60 para sistemas de elevação, obtemos o (Mt) em (Nm):

 

Mt > Cs * 9,74 * P/n

 

Simplificando a seleção temos:

 

Modelo Potência do Motor
FM 160 1 a 5 CV
FM 200 6 a 12,5 CV
FM 250 15 a 25 CV
FM 315 30 a 60 CV
FM 400 75 a 100 CV
FM 500 125 a 150 CV
FM 630 175 a 200 CV

 

Os Freios F.Mecal são conhecidos por sua alta durabilidade e baixa manutenção, sua estrutura é composta por materiais como WCB e A-36, enquanto que seu atuador é composto por uma carcaça em alumínio, possui sistema de vedação através de selo mecânico garantindo assim maior confiabilidade em sua vedação e sua haste passa por um processo de cromagem para aumentar sua resistência. Sua respectiva polia é fundida no material GGG40 e seus pares de sapatas possuem lonas transadas resistentes ao desgaste.

 

Todo o projeto de Freio F.Mecal foi desenvolvido seguindo as normas de segurança DIN-15435, assegurando assim que o equipamento é apto para o trabalho em que foi projetado.